quinta-feira, 5 de abril de 2012

A evolução das lanternas ...


 A evolução das lanternas dos Fuscas vendidos no Brasil. Segue aqui as
 diferenças básicas entre os seis tipos de lanternas utilizados pelos Fuscas
 vendidos no Brasil de 1950 até o final de produção, em 1996. Veja as
 figuras abaixo. Elas representam, esquematicamente, a evolução das 
lanternas utilizadas pelos Fuscas vendidos no Brasil. É um guia rápido para
 identificação.
Modelo 1: 1950 a 1952/1ª sérieAté o fim de Setembro de 1952 a Volkswagen utilizou uma lanterna de
 dimensões pequenas, que não incorporava a função de "pisca"
 (essa função era feita pela "bananinha" na coluna "b", até 1961/1ª série aqui no Brasil).
 Ela operava apenas como iluminação normal. A função "luz de freio" era exercida
 pela luz de placa, no "nariz de papa". Essa lanterna tinha lente redonda de vidro, 
com um desenho reflexivo em forma de favo de mel.
Modelo 2: de 1952/2ª série a 1955/1ª sérieTalvez esse modelo seja o mais famoso dos utilizados pelos Fuscas. 
Conhecido como "lanterna coração", ele foi usado do Zwitter até a
 primeira sério do modelo 1955 (Oval). Nesse modelo, tudo novo:
 do modelo redondo da lente, passou-se ao modelo oval, mas ainda 
em vidro; a carcaça ficou maior; no topo da carcaça a incorporação 
de uma lente acrílica em formato de coração, que exercia função de luz 
de freio. De um charme especial, é um produto muito procurado e, em 
muitos casos, colocado em modelos que originalmente não o tinham,
 apenas pela beleza do modelo.




(guarnição da lanterna coração)
(parte interna, podendo ser visto o grampo de fixação da 
lente acrílica superior)
* Curiosidade: A lanterna abaixo é rara (infinitamente mais rara do 
que as bananinhas ou outras lanternas), e foi utilizada nos Fuscas
 1955 2ª série para o mercado norte-americano. Nem todos os Fuscas 
1955 saíram de fábrica com essa lanterna - uma Hella especial 
(é a lanterna coração sem a lente coração e com a lente ovalada).

Modelo 3: de 1955/2ª série a 1961.Se a lanterna coração é a mais famosa e charmosa, a lanterna utilizada 
de 1955/2 até 1961 é a que sofre maior índice uso incorreto nos 
Fuscas brasileiros antigos. Talvez porque os proprietários queiram "rebaixar" 
o ano do carro com essa lanterna. A partir da segunda série de 1955 
a lanterna aumentou de tamanho, continuando com o formato oval e com
 as funções de iluminação e freio. As lentes ainda de vidro, com o desenho 
reflexivo ocupando o centro da lente, em formato de favo de mel. Os 
modelos de 1961/2ª série têm uma característica única: a lanterna tinha 
função tripla: iluminação, freio e pisca.
Modelo 4: de 1962 a 1970/1ª série, e a partir de 
1972/2ª série nos modelos 1300.Talvez esse modelo seja a lanterna de maior utilização por Fuscas 
nacionais de fábrica, se contarmos que ele foi utilizado por 8 anos
 em todos os modelos e depois pelos modelos 1300. Em relação 
ao modelo anterior a mudança foi radical: aumento do tamanho, 
lentes em acrílico e com superfícies laterais e superior visíveis e 
incorporação da função "pisca" (cor laranja). A segurança aumentou
 para o motorista, pois a lanterna era mais visível e funcional, 
devido ao aumento do tamanho e mudança de posição no pára-lamas -
 um pouco acima da posição do modelo anterior. 
É conhecido como "lanterna do Fusquinha".
(lanterna tricolor)
(aro da lanterna)
(existiram também as lanternas traseiras monocromaticas
 (vermelhas) na década de 60 (62 em diante), mas eram usadas
 somente nas versões STANDARD, ou seja estas versões não 
eram oferecidas ao público em geral e sim a orgãos governamentais,
 mas em 1975 com a nova legislação referente a luz de emergência 
(pisca-alerta) todos os fusquinhas 1300 começaram a vir com as
 lanternas monocromaticas (toda vermelha), então, de 75 em diante 
as "lanterninhas" sempre foram monocromaticas até o final dos 1300 em 84.

Modelo 5: de 1970/2ª série a 1979/1ª série .
Modelo utilizado a partir do lançamento do Fuscão (1500), perdurou 
até a entrada do modelo de lanterna conhecido como "fafá". 
No modelo do Fuscão, as duas grandes inovações foram o aumento
 do tamanho do conjunto (mais uma vez) e a inclusão da luz à ré. 
Agora a lente passa a ser tri-cromática, com a área inferior na cor
 "cristal" para a luz indicadora de marcha à ré. Essas lanternas também
 ficaram conhecidas como "pata de cavalo".
Como comentado anteriormente, em 1975 tornou-se obrigatória 
a luz de emergência (pisca-alerta) , então a lanterna traseira
 passou a ser toda vermelha somente com a luz de ré branca, 
acreditasse que seria para poder diferenciar a dianteira da traseira.
Modelo 5: de 1979 a 1986, e de 1993 a 1996.Esse modelo foi o último utilizado pelos Fuscas no Brasil. Lançado 
em 1979, época em que a cantora Fafá de Belém fazia sucesso,
 recebeu o apelido "carinhoso" de "lanterna fafá". O padrão 
tri-cromático foi mantido, sendo apenas aumentado o seu tamanho
 e formato: dessa vez a lanterna ficou bem maior e voltou a ser
 redonda, tal qual o primeiro modelo era. Maior segurança para o motorista.

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